CPA Comissão Própria de Avaliação

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Parabéns aos acadêmicos, professores e funcionários. Conforme se depreende pelo teor dos principais resultados das dimensões abaixo, constata-se que suas informações contribuíram para as decisões de investimento, gestão e aprimoramento pedagógico da Instituição. Aguardamos suas sugestões e informações em 2010!

O QUE É CPA?

A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Os instrumentos de avaliação (questionários) desenvolvidos pela CPA da União das Faculdades dos Grandes Lagos - UNILAGO constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Além disso, esses instrumentos permitem que sejam identificadas áreas problemáticas ou carentes de adequado investimento institucional, apontando exatamente os setores que requerem melhorias.

Composição

Art.2o A CPA da União das Faculdades dos Grandes Lagos é órgão autônomo, diretamente vinculado à Diretoria Geral da União das Faculdades dos Grandes Lagos e terá a seguinte composição:

  1. Prof. Marcia Roberta Carvalho , Presidente;
  2. Tiago Alexandre de Moura Bocato, Técnico-Administrativo,
  3. Daniela Fernandes Gonçalves, Técnico-Administrativo,
  4. Marcela Jesus do Amaral, representante do corpo discente.
  5. Silvia Messias Bueno, Presidente;
  6. Daniele Gobbi , representante do Corpo Técnico-Administrativo;.
  7. Prof. Marcela Petrolini Capobianco, representante do corpo docente;.
  8. Brenda Cristina Pereira, representante do corpo discente.
  9. Antonio José Valverde Durazzo, representante do corpo discente.

Como a instituição é avaliada?

A CPA elabora periodicamente questionários de avaliação que são aplicados nos diversos setores da instituição, o que permite a verificação do cumprimento da missão e das políticas institucionais. A comunidade interna da UNILAGO, formada pela direção e por professores, funcionários e alunos da instituição, beneficia-se da auto-avaliação na medida em que adquire subsídios para refletir sobre seu projeto acadêmico-institucional e transformá-lo. A comunidade externa, por sua vez, tem acesso aos pontos fortes e às fragilidades da instituição assim avaliada. A Lei nº 10.861/2004, que o instituiu o SINAES, apóia-se em três componentes básicos, que caracterizam três processos distintos de avaliação:

  1. a) a avaliação institucional,
  2. b) a avaliação dos cursos de graduação
  3. c) a avaliação do desempenho dos estudantes, conhecida agora por ENADE.
  4. Sendo parte de um mesmo sistema de avaliação, cada um destes processos é desenvolvido em situações e momentos distintos, fazendo uso de instrumentos próprios, mas articulados entre si.

    Dimensões avaliadas pela CPA da UNILAGO

    A avaliação engloba dimensões como ensino, produção acadêmica, extensão e gestão universitária, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente. As dimensões avaliadas são:

    1. 1. Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional
    2. 2. Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão.
    3. 3. Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social.
    4. 4. Comunicação com a sociedade.
    5. 5. Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho.
    6. 6. Organização e gestão da instituição.
    7. 7. Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
    8. 8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional.
    9. 9. Políticas de atendimento aos estudantes.
    10. 10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

    Exemplos de resultados da auto-avaliação e de ações realizadas pela instituição

    Dimensão 1.
    Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional. Missão da UNILAGO: “Contribuir para a ascensão social de seus formandos, mediante a oferta de educação superior voltada para a formação de profissionais competentes nas diferentes áreas do conhecimento”. Prevista no Projeto Pedagógico Institucional, a missão daUnião das Faculdades dos Grandes Lagos estabelece a direção a ser trilhada no Projeto de Desenvolvimento Institucional. Pelos resultados obtidos nas últimas auto-avaliações, percebe-se que nossos alunos, professores e funcionários estão cientes de sua importância e do caminho a ser percorrido. As novidades não param de acontecer na Instituiçãoição.
    Dimensão 2.
    Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-Graduação e a Extensão. Melhorar e aperfeiçoar sempre ! O ensino continua a ser o grande foco da Instituição. A cada ano que passa aumenta e melhora a titulação acadêmica dos professores e acrescentam-se novas ofertas de cursos de graduação, notadamente na área de Saúde. Adequação dos conteúdos dos cursos as Diretrizes Curriculares, organização das matrizes curriculares, novos campos de estágios, nova metodologia em avaliação por meio das avaliações institucionais com vistas ao mercado de trabalho, cursos de aperfeiçoamento pedagógicos aos professores e alunos e estudos de novas tecnologias em educação são algumas das atividades implementadas ao longo de 2008 na União das Faculdades dos Grandes Lagos. No âmbito das pesquisas os Cursos estão concentrando seus esforços nos trabalhos de conclusão, em monografias e foram vários os Encontros Científicos: ECETUR, ECAD, ECEJUR, Encontro de Biomedicina, de Psicologia etc. Em relação a pós-graduação a Faculdade venceu processo de licitação junto a Prefeitura de São josé do Rio Preto e passou a oferecer pós-graduação aos professores da rede de ensino municipal. A extensão comunitária ofereceu mais de 50 cursos gratuitos ao longo de 2008, abertos inclusive para o público externo, com enfoque na complementação do ensino e preocupação com a realidade social da região. Nessa linha foram realizadas as atividades de caráter social-humanitária durante as diversas Caravanas da Cidadania, na periferia de São José do Rio Preto, onde centenas de pessoas receberam atendimentos e orientações básicas sobre saúde, convivência, direitos, lazer e cidadania. Este conjunto de atividades contribuiu para a Faculdade receber o selo de Instituição com Responsabilidade Social, expedido pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES ! Mais uma vez parabéns aos alunos, professores e funcionários da UNILAGO.
    Dimensão 3.
    Responsabilidade social da instituição. Consciente de sua responsabilidade, a UNILAGO participa dos programas PROUNI e FIES, mantém convênios com dezenas da instituições e empresas e realiza as Caravanas da Cidadania em São José do Rio Preto. Em 2008 foram registradas quatro visitas a bairros, ocasião em que centenas de pessoas receberam orientações e atendimentos básicos em relação a seus direitos, noções sobre saúde e puderam participar de atividades recreativas e físicas. A Instituição recebeu da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior o selo de exemplo de responsabilidade social, por suas atividades desenvolvidas na região. A comunidade acadêmica da União das Faculdades dos Grandes Lagos, formada pelos alunos, professores e pessoal técnic0-administrativo também demonstrou pleno conhecimento sobre os atendimentos realizados na Clínica de Fisioterapia, na Brinquedoteca por parte do Curso de Pedagogia e dos demais de Licenciatura, no Ginásio de Esportes em relação ao Curso de Educação Física, no Núcleo de Prática Jurídica por parte dos alunos e professores de Serviço Social e Direito, das dezenas de Cursos de Extensão gratuitos promovidos pelos diversos Cursos e divulgados pela internet.
    Dimensão 4.
    Comunicação com a Sociedade. Cada vez mais a página da UNILAGO na internet firma-se como grande instrumento de comunicação interna e externa da Comunidade Acadêmica e o aumento de seus recursos e de seu emprego demonstram a satisfação de seus integrantes, que foi expressa na auto-avaliação, conforme demonstra o quadro geral desenvolvido pela CPA no link abaixo.
    Dimensão 5.
    Políticas de Pessoal, Carreira, Aperfeiçoamento e Condições de Trabalho. A Instituição tem oferecido seus próprios cursos aos funcionários, além de cursos específicos de aprimoramento e implementou plano de carreira para professores e funcionários. O incremento do sistema eletrônico de requerimentos e o aumento da quantidade de funcionários contribuiu para a melhoria de atendimento e de organização da Secretaria da Instituição.
    Dimensão 6.
    Organização e Gestão da Instituição. Os Colegiados da Instituição, em especial o Conselho Superior, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e os Conselhos de Curso aprovaram a criação dos Núcleos Docentes Estruturantes durante o ano de 2008, órgão consultivo e de estudos responsável pela atualização de conteúdos programáticos e dos referenciais bibliográficos, além de outras atribuições pedagógicas para todos os Cursos de Graduação da Instituição. A ampliação do acervo bibliográfico, o aumento das funções de controle eletrônico, por via de preenchimento de notas, freqüência, conteúdo de aulas aperfeiçoaram a gestão acadêmica e administrativa.
    Dimensão 7.
    Infra-estrutura e recursos de apoio. Em virtude das solicitações de alunos, pessoal técnico-administrativo e de professores a Instituição investiu no aumento de computadores e de sua rede de internet, nos laboratórios, na biblioteca, nos alojamentos e sala de professores. A biblioteca e a sala dos professores foram completamente reformadas, inclusive com a instalação de ar climatizado, de novos móveis e decoração e aumento dos equipamentos de informática. Foi finalizado o acabamento do segundo andar do prédio 3, fato que permitirá mais salas de aula e mais espaços para as atividades de ensino. Aumentou-se também os equipamentos de projeção, para incremento de recursos áudio-visuais nas diversas aulas dos cursos de graduação e pós-graduação. Foram construídos, reformados e equipados novos laboratórios para os Cursos da área de Saúde e encontram-se em avançado estado as construções do novo alojamento dos professores e do Núcleo de Prática Jurídica. Os resultados da auto-avaliação demonstraram que a satisfação atingiu níveis excelentes em relação a este item.
    Dimensão 8.
    Planejamento da avaliação. A cada ano que passa os instrumentos de auto-avaliação são aperfeiçoados para obter as informações mais precisas e fidedignas por parte dos integrantes desta Comunidade Acadêmica, de modo a contribuir permanentemente ao processo de gestão administrativa e acadêmica. Assim, procure saber com o seu Coordenador quais foram os resultados da auto-avaliação e acompanhe os resultados nesta página da internet.
    Dimensão 9.
    Políticas de Atendimento aos Estudantes. São diversos os níveis de atendimento, seja no âmbito financeiro, pedagógico, administrativo, profissional e psicológico. Coordenadores, professores, funcionários e profissionais são preparados para atendimento personalizado, em espaços reservados para reuniões, entrevistas, aconselhamentos e orientações.
    Dimensão 10.
    Sustentabilidade Financeira da Instituição. O contínuo crescimento da União das Faculdades dos Grandes Lagos nos últimos anos, a ampliação de sua estrutura e de seus quadros de pessoal e a abertura de novos cursos demonstram a perspectiva de desenvolvimento e de sucesso da Instituição e de seus alunos e funcionários.
    Resultados das Últimas Avaliações
    Relatório CPA 2013 da I.E.S - Download (PDF)
    Resultado CPA 2013 dos Alunos - Download (PDF)
    Resultado CPA 2013 dos Professores - Download (PDF)
    Resultado CPA 2013 Geral da I.E.S - Download (PDF)
    Resultado CPA 2013 dos Técnico Administrativos - Download (PDF)
    Relatório CPA 2014 da I.E.S - Download (PDF)
    Resultado CPA 2015/1 Geral da I.E.S - Download (PDF)
    Resultado CPA 2015/1 dos Alunos - Download (PDF)
    Resultado CPA 2015/2 dos Alunos - Download (PDF)
    Relatório CPA 2015/2 da I.E.S - Download (PDF)
    Resultado CPA 2015/2 dos Professores - Download (PDF)
    Resultado CPA 2015/2 dos Técnico Administrativos - Download (PDF)
    Resultado CPA 2016/1 dos Alunos - Download (PDF)
    Relatório CPA 2016/1 da I.E.S - Download (PDF)
    Resultado CPA 2016/1 dos Professores - Download (PDF)
    Resultado CPA 2016/1 dos Técnico Administrativos - Download (PDF)
    Resultado CPA 2016/2 dos Alunos - Download (PDF)
    Relatório CPA 2016/2 da I.E.S - Download (PDF)
    Resultado CPA 2016/2 dos Professores - Download (PDF)
    Resultado CPA 2016/2 dos Técnico Administrativos - Download (PDF)
    Relatório CPA 2017/1 da I.E.S - Download (PDF)
    Resultado CPA 2017/1 dos Professores - Download (PDF)
    Resultado CPA 2017/1 dos Técnico Administrativos - Download (PDF)
    Relatório CPA 2017/2 da I.E.S - Download (PDF)
    Resultado CPA 2017/2 dos Professores - Download (PDF)
    Resultado CPA 2017/2 dos Técnico Administrativos - Download (PDF)
    Relatório CPA 2018/1 da I.E.S - Download (PDF)
    Resultado CPA 2018/1 dos Professores - Download (PDF)
    Resultado CPA 2018/1 dos Técnico Administrativos - Download (PDF)

    Avaliação institucional da UNILAGO. Informe-se e participe desse processo. Quem ganha é você!