Cursos de Graduação

Imagem Ilustrativa do Curso

Enfermagem


Objetivo Geral

O curso tem o objetivo de formar enfermeiros tecnicamente competentes e socialmente comprometidos para sua inserção no mercado de trabalho local e regional, capazes de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde em nível individual e coletivo, habilitados a trabalhar em equipe e assumir posições de liderança, tendo em vista o bem-estar da comunidade, administrar e gerenciar recursos físicos, materiais e de informação, tornando-se empreendedores e gestores na equipe de saúde. O curso proporciona a formação de um profissional com visão crítica, com conhecimentos nas áreas das Ciências Biológicas, Ciências do Comportamento e Sociais, Pesquisa e os específicos à Enfermagem, além do comprometimento com a melhoria da qualidade de vida de indivíduos, grupos e comunidades. Com amplo domínio dos métodos clínicos e epidemiológicos para atuar no gerenciamento da saúde; na supervisão e na educação da equipe de enfermagem, na investigação científica, ampliando a atualização profissional com vistas à vigilância à saúde.

PROPÓSITO DIFERENCIAL DO CURSO: levar os alunos do curso de graduação em enfermagem a aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer, garantindo a formação de profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades, tendo como eixo integrador da formação acadêmica a pesquisa científica articulada ao ensino e a extensão.

MERCADO DE TRABALHO

1 - ASSISTENCIAL : área hospitalar e domiciliar, clínicas de enfermagem, consultórios, ambulatórios, postos de saúde, empresas públicas e privadas, etc.

2 - ADMINISTRAÇÃO: administrar unidades e/ou serviços de enfermagem em qualquer instituição, assessoria e/ou consultoria de enfermagem.

3 - ENSINO: Teoria e prática, como professor de cursos técnicos e profissionalizantes, na área de enfermagem.

4 - PESQUISA: tanto no campo de ensino, como na prática profissional, investigando ae acompanhando a constante evolução das ciências na busca de soluções para os problemas que envolvem a profissão e a saúde do ser humano.

O enfermeiro pode se especializar após a graduação e ingressar em áreas específicas, como medicina do trabalho, saúde coletiva, gineco-obstetrícia, gerontologia, pediatria, centro cirúrgico, unidades de terapia intensiva, psiquiatria, cardiologia e muitas outras áreas.

Nota

A Associação Educacional de Ensino Superior, Mantenedora da União das Faculdades dos Grandes Lagos Comunica aos Alunos formados do curso de Enfermagem que solicitaram a emissão do diploma para dar entrada junto ao conselho regional de enfermagem - COREN, que o prazo estimado para entrega de registro, no caso a UFSCAR, na cidade de São Carlos-SP.

Assim, O atraso na entrega dos diplomas justifica-se pelo fato que atualmente a UFSCAR vem tendo grande demanda de diploma para reconhecer em razão da alteração atual na legislação instituida pelo conselho regional de enfermagem - COREN, no qual exige a apresentação do diploma original para a emissão da licença.

 

Horário de Atendimento do Coordenador: 
Terça-Feira das 19:15h às 20:55h, Quarta-Feira das 21:05h às 22:45h,
Sexta-Feira das 19:15h às 22:45h; 

Contato: enfermagem@unilago.edu.br

 

Ato Regulatório: Portaria de Renovação de Reconhecimento DOU nº 819, de 30/12/14

Duração:5 anos

Período:Diurno e Noturno

Coordenador do Curso: Natalia Sperli Geraldes Marin dos Santos

vagas: 200

Habilitação: Bacharelado

conteudo auxiliar