Cursos de Graduação

Imagem Ilustrativa do Curso

Tecnologia em Gastronomia


A gastronomia é a cultura que compreende os métodos, as técnicas e procedimentos destinados a transformar os alimentos, podendo em algumas definições apresentar-se como sendo a arte refinada de transformação alimentar. De acordo com a UNESCO a gastronomia deve ser encarada como sendo um Patrimônio Cultural Imaterial.

A ciência culinária surgiu de forma espontânea baseada nos aspectos culturais de povos, contudo esse domínio fez com que surgissem conhecimentos técnicos, que ao se avolumarem diante do extenso conhecimento adquirido fez surgir a educação formal nesta área. Contudo, é imprescindível que a gastronomia seja encarada como algo plural, que além de possuir um viés cultural e artístico, possui também um domínio de técnicas e procedimentos no manuseio e transformação dos alimentos, que demanda tempo e metodologias científicas adequadas para a formação de um profissional com visão macro e micro desta área do conhecimento. Essa necessidade de formação formal e acadêmica pode ser observada na Europa, que possui cursos na área, datados do século passado. O profissional formado nestas escolas de ensino superiores goza de um prestígio e de grandes possibilidades de atuação profissional em um disputado e sempre inovador mercado profissional.

No caso específico do Brasil, a gastronomia, sobretudo a regional, está bastante caracterizada nas diferentes regiões do país, e sua origem permeia pelo processo histórico de formação de nossa cultura, tendo forte miscigenação de temperos, cores, aromas e sabores. A riqueza culinária brasileira tem um tripé bastante solidificado na cultura Indígena, africana e européia, sobretudo a portuguesa. Contudo, os processos migratórios vivenciados no país ao longo de sua trajetória permitiram que novas inserções culturais fossem adicionadas a este caldeirão gastronômico, tais como a japonesa, italiana, árabe, entre outras. Culturalmente a gastronomia é parte integrante do povo brasileiro, porém, a profissionalização das pessoas nessa área no país, ocorre de forma informal e casual. Assim é importante fortalecer a gastronomia no país, com profissionais criativos e desbravadores possibilitando que novas fronteiras sejam alcançadas. Desta forma, o curso de Tecnólogo em gastronomia das União das Faculdades dos Grandes Lagos, foi estruturado como proposta para formação de profissionais capazes de aprimorar e desenvolver novas técnicas e habilidades, de modo a promover a culinária atuante, pulsante, moderna e sobretudo, brasileira.

Áreas de Atuação Profissional

  • Administração, gerência e operação na área de alimentos, bebidas e gastronomia;
  • Aplicação de conhecimentos práticos, procedimentos administrativos, mercadológicos, de segurança e higiene e de culinária;
  • Atuação em áreas afins, que demandem a presença do profissional da gastronomia;
  • Avaliações, consultorias, perícias pertinentes à área de atuação;
  • Desenvolvimento de estudos relacionados às constantes inovações geradas pelas indústrias de alimentos e bebidas.

O desenvolvimento da sociedade brasileira vem gerando uma demanda cada vez mais crescente de profissionais capacitados e diferenciados para suprir o mercado, principalmente no setor de serviços, destacando áreas como turismo, negócios e eventos. Diante disso, o curso pretende formar profissionais com competência e criatividade, com ímpeto empreendedor e inovação, atuando com ética e profissionalismo na área de gastronomia. Este profissional terá competência para planejar, organizar e gerir unidades produtoras de alimentos in natura e/ou processados, assim como bebidas e produtos industrializados. A formação empreendedora também permitirá que este egresso possa desenvolver suas aptidões empresariais, sendo capaz criar, organizar e gerenciar seu próprio negócio.

 

Horário de Atendimento do Coordenador:  
Segunda-Feira, Terça-Feira e Quarta-Feira das 19:15h às 22:45h,

Contato: tecno.gastronomia@unilago.com.br

 

Ato Regulatório: Portaria de Reconhecimento nº 69, de 29 de janeiro de 2015

Duração:4 semestres

Período:Diurno e Noturno

Coordenador do Curso: Natalia Aranha Amaral

vagas: 160

Habilitação: Tecnólogo

conteudo auxiliar