Cursos de Graduação

Imagem Ilustrativa do Curso

Tecnologia em Gestão Ambiental


A “gestão ambiental” é considerada, atualmente, um dos principais temas abordados nos setores produtivos, público e privado. No âmbito empresarial percebe-se o crescimento da conscientização popular no sentido de preservação do meio ambiente, já que o tema está ligado diretamente à qualidade de vida das pessoas.

Clientes, consumidores e fornecedores têm assumido uma postura no sentido de cobrar das empresas com as quais se relacionam ações e políticas voltadas para a preservação do meio ambiente, bem como para um desenvolvimento sustentável.

Essa nova e crescente cultura vem tomando forma e espaço, o que reforça o fato da “gestão ambiental” ser um fator importante para o sucesso não só das grandes, mas também das médias e pequenas empresas.

O crescimento do setor industrial na região é uma realidade que vem desencadeando cada vez mais a necessidade do gerenciamento ambiental eficaz.

Ainda no âmbito regional, mais especificamente no setor privado, observa-se um crescimento do número de empresas que estão buscando o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a minimização da degradação ambiental. Com a implantação de um SGA – Sistema de gestão Ambiental, essas empresas conseguem diminuir seus custos de produção, aumentar os índices de competitividade no mercado e melhorar a imagem (empresa que cuida do meio ambiente) junto à sociedade.

Já no setor público, verificamos que os municípios da região noroeste paulista têm se mobilizado para obter a certificação “Município Verde Azul”, com objetivo de trazer diversos benefícios à população.

O Curso

O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental tem como objetivo formar profissionais aptos a “desenvolver atividades voltadas ao controle e gerenciamento ambiental no setor público e privado, capazes de propor medidas técnico-científicas voltadas à prevenção de poluição e minimização da degradação ambiental, melhorando a qualidade de vida da população”.

Importante

a) Não é curso técnico. É um curso superior de graduação. Possui a carga horária de 1.740 horas, o que representa apenas 2 anos (ou 4 semestres) de duração, para efeito de integralização;

b) Atende as exigências do Ministério da Educação do Governo Federal (autorizado e reconhecido pelo MEC com nota 4, numa escala de 0 a 5);

c) Emite certificação parcial ao longo do curso, onde são demonstradas competências profissionais adquiridas pelo aluno, um diferencial importante na busca do primeiro emprego.

Pricipais Características do Curso

a) Os laboratórios são completos e atualizados, proporcionando aos alunos uma melhor qualidade de ensino na realização das atividades acadêmicas;

b) A biblioteca conta com livros e periódicos específicos e atualizados;

c) A reduzida duração do curso (2 anos) possibilita ao aluno um acesso mais rápido ao mercado de trabalho;

d) O Estágio Supervisionado proporciona ao aluno a experiência profissional, tão requisitada pelas empresas na atualidade;

e) Corpo docente representado por mestres e doutores com vasta experiência acadêmica e de campo (prática profissional);

f) Atividades acadêmicas previstas: visitas técnicas a empresas, atividades práticas de laboratório, cursos de extensão, trabalhos de iniciação científica, entre outros.

Áreas de Atuação Profissional

O profissional Tecnólogo em Gestão Ambiental poderá ser um agente de disseminação das tecnologias ambientais nas áreas produtivas das empresas públicas e privadas, bem como responsável técnico em órgãos governamentais, indústrias, empresas de consultoria e prefeituras municipais.

Numa escala crescente de atribuições, esse profissional desenvolve competências que o qualificam a planejar, executar e gerenciar ações ambientais, e poderá atuar em todos os setores da economia, como:

a) consultorias em serviços ambientais, prestadoras de serviços de preparação e adequação para certificação ambiental;

b) indústrias, agroindústrias e empresas comerciais;

c) órgãos certificadores;

d) empresas de capacitação ambiental;

e) Órgãos públicos da área de meio ambiente, agências reguladoras e afins (secretarias municipais, estaduais e federias), órgãos da administração direta (IBAMA, etc.).

f) Concessionárias públicas, empresas de saneamento, fornecimento e abastecimento de água, energia e afins;

g) ONG´s – Organizações não Governamentais e afins.

“O mercado de trabalho para o profissional dessa área é amplo, principalmente agora, com a preocupação ambiental em primeiro plano, pois a humanidade está tomando a consciência de que a sobrevivência depende de cuidados tomados em relação a isso”. Apesar de tudo, o setor ainda deveria ser mais incentivado, pois ainda há muito que fazer nesse sentido. Empresas públicas e privadas investem em projetos de gestão ambiental e de preservação natural, embora ainda não seja o bastante. Os profissionais dessa área são muito requisitados, tanto no setor privado quanto no setor público”. (Fonte: www.brasilprofissoes.com.br)

 

Horário de Atendimento do Coordenador: Terça-Feira das 19:15h às 20:55h,
Quarta-Feira das 19:15 às 20:55h e 21:05h às 22:45h,
Quinta-Feira das 19:15 às 20:55h;

 

Contatocemattos45@gmail.com

 

Ato Regulatório: Portaria de Reconhecimento DOU N° 517, de 15 de outubro de 2013

Duração:4 semestres

Período:Diurno - Noturno

Coordenador do Curso: Carlos Eduardo de Mattos

vagas: 160

Habilitação: Tecnólogo

conteudo auxiliar