Cursos de Graduação

Imagem Ilustrativa do Curso

Tecnologia em Processos Químicos


Objetivos Gerais

O objetivo do curso é formar profissionais para atuação nos diferentes segmentos do mercado industrial e tecnológico e nos vários segmentos onde a sólida formação tecnológica é necessária.

Específicos

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos objetiva formar profissional para atuar no controle de qualidade do processo e dos produtos químicos, além da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. O tecnólogo em processos químicos planeja, gerencia e realiza ensaios e análises laboratoriais envolvidas no controle de qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos. Além disso, registra e interpreta os resultados, emite pareceres e seleciona os métodos e as técnicas mais adequadas à condução de processos de uma unidade industrial. Este profissional deve considerar, em sua atuação, a busca da qualidade, viabilidade e sustentabilidade, mantendo uma postura ética e atenta em relação ao meio ambiente. Perfil do Egresso

A atual conjuntura industrial requer profissionais com habilidades intelectuais, capazes de criar ou redescobrir caminhos na área de tecnologia e que respondam às demandas colocadas pela sociedade globalizada.

O formando em Tecnologia em Processos Químicos poderá atuar nos diversos segmentos industriais e tecnológicos, tais como: químico e petroquímico, alimentício, controle de qualidade, administrativo, dentre outros. Esse profissional alia o conhecimento tecnológico-industrial-químico aos conhecimentos de administração e economia industrial.

Áreas de Atuação Profissional

A área de atuação do profissional em Processos Químicos compreende de maneira geral processos físico-químicos nos quais as substâncias puras e os compostos são transformados em produtos. Engloba, também, atividades ligadas à biotecnologia, a laboratórios independentes de análise química e à comercialização de produtos químicos. As atividades de maior destaque em termos gerais incluem: petroquímica, alimentos e bebidas, papel e celulose, usinas sucroalcooleiras e controle de qualidade.

Destacam-se, também, as de tratamento de efluentes, de processos eletroquímicos (galvanoplastia), desenvolvimento de novos produtos para obtenção de matéria-prima ou para obter produtos ambientalmente corretos.

Atividades administrativas, como gerenciamento e direção associadas às empresas cuja atividade está na área de química, também estão no horizonte deste profissional.

Ato Regulatório: Portaria de Autorização DOU: Nº 295, de 15 de dezembro de 2010.

Duração:6 semestres

Período:Diurno - Noturno

vagas: 160

Habilitação: Tecnólogo

conteudo auxiliar