Cursos de Graduação

Imagem Ilustrativa do Curso

Tecnologia em Sistemas para Internet


Objetivos

Formação de recursos humanos através do desenvolvimento de qualificação que permitam ao egresso a gestão, produção, desenvolvimento e implantação de sistemas e serviços em aplicações para a rede mundial de computadores, no interesse de melhorar a qualidade de vida das pessoas e atender às necessidades da sociedade de modo geral.

Específicos

Formar profissionais com habilidades empreendedoras e aptos a atuarem no desenvolvimento e gerenciamento de sistemas para Internet, com base na compreensão do processo tecnológico, suas causas e efeitos, através de prática e completa formação do aluno. Preparando profissionais críticos, ativos, empreendedores e aptos a atuarem com sistemas de informação que envolvam tecnologias para Web, de forma, a atender a demanda do mercado de trabalho por profissionais capacitados nas aplicações de sistemas para Internet.

Perfil do Egresso

Busca-se a formação de um profissional que domine a área tecnológica com visão humanística, sendo capaz de aplicar e difundir as técnicas aplicadas ao processo de desenvolvimento Web. Deverá ser capaz de liderar grupos e processos de trabalhos voltados a gestão do desenvolvimento de sistemas para Internet, bem como refletir criticamente sobre processos, técnicas e métodos de implantação do sistema de Internet ouintranet dentro das organizações.

O Tecnólogo em Sistemas para Internet ocupa-se do desenvolvimento de programas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônico, além de sítios e portais para Internet e Intranet. Pode, portanto, construir sítios que disponibilizem textos referentes ao comércio em questão e/ou ainda está apto a resolver problemas, informatizando, através de desenvolvimento Web, sistemas para Internet com recursos de armazenamento e recuperação remota de dados.

Em particular ele pode, gerenciar projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, desenvolvendo projetos de aplicações para a rede mundial de computadores e integrar mídias nos sítios daInternet. A título de ilustração pode-se dizer que o egresso do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internetpode atuar na construção e/ou avaliação de sistemas complexos para Internet com acesso a dados remotos, com adição de recursos ilustrativos de mídia: som, imagem e vídeo valendo para tanto o perfil criativo e empreendedor do egresso.

Tal profissional atua com tecnologias emergentes como computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos, para tanto os conteúdos abordados ao longo do curso foram construídos de forma a oferecer tais requisitos. Também receberá formação suficiente para cuidar da implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para Internet. Áreas de Atuação Profissional

A área de atuação do Tecnólogo em Sistemas para Internet é bem diversificada. Abrange funções como programador, webdesigner, projetista de aplicações/analista de sistemas e coordenador de projetos de software, com atuação em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Em função da ampla utilização de tecnologias da informação nas indústrias e empresas de comercialização de produtos e prestadoras de serviços.

O profissional estará apto a executar funções nas seguintes áreas específicas, entre outras:

  • Departamentos de Computação em Empresas Genéricas;
  • Departamentos de Desenvolvimento de Sistemas de Software;
  • Departamentos de Atendimento a Clientes e Suporte;
  • Assessoria a Vendas e Projetos para Clientes;
  • Departamentos de Suporte Técnico em Redes e Conectividade;
  • Áreas de Projetos de Sistemas de Redes de Computadores;
  • Equipes de Segurança de Sistemas de Redes de Computadores;
  • Equipes de Treinamento de Tecnologia de Redes de Computadores;
  • Prestar concursos públicos para cargo de Analista.

O Tecnólogo em Sistemas para Internet poderá atuar de forma autônoma, nos limites de sua responsabilidade técnica, junto a indústrias, empresas comerciais ou instituições governamentais que utilizem tecnologias de informação, podendo atuar em diversas atividades ligadas a planejamento, projetos, comercialização, implantação, operação e manutenção de sistemas de Informática, bem como continuar seus estudos em cursos de pós-graduação ou seguir a área de pesquisa científica, trabalhando em instituições de pesquisa ou ensino voltadas para novas tecnologias na área de Sistemas para Internet.

 

Horário de Atendimento do Coordenador:
Terça-Feira das 21:05h às 22:45h,
Quinta-Feira das 19:15h às 22:45h,
Sexta-Feira das 19:15h às 20:55h;

Contato: 


Ato Regulatório: Portaria de Reconhecimento DOU Nº.576 de 02/10/14

Duração:5 semestres

Período:Diurno - Noturno

Coordenador do Curso: Fabiana Cera Jeronimo

vagas: 100

Habilitação: Tecnólogo

conteudo auxiliar