Curso de Engenharia Civil da UNILAGO promove dia de Campo de Topografia na Área Rural do Antigo Instituto Penal Agrícola.

13/10/2014 - 08:45

A topografia é essencial para a construção civil. Os conceitos de topografia são aplicados desde o planejamento estratégico para aquisição da área/imóvel, locação de limites, da obra, da rede de esgoto, até controle da obra.

A equipe de topografia é a primeira a entrar na obra e a ultima a sair. Qualquer aplicação de topografia em engenharia deve seguir a NBR 13.133 e a descrição dos procedimentos deve ser assinada por profissional habilitado em uma ART (anotação de responsabilidade técnica).

A prática de topografia é altamente dependente de tecnologia tanto para uso de softwares e equipamentos e, para tanto, o curso de Engenharia Civil promove todos os anos Workshops de topografia - para que os alunos tenham acesso aos equipamentos que são lançamento no mercado.

Neste dia 11/10, o curso realizou o Dia de Campo de topografia para desenvolvimento de práticas em área rural, com integração de todos os alunos do curso e uso do Nível ótico, teodolito e estação total - equipamentos próprios da faculdade.

No Dia de Campo as atividades desenvolvidas foram de Altimetria e Planimetria, com realização de levantamento altimétrico, coleta de dados e locação de pontos.

O Laboratório de Topografia disponível para o curso de Engenharia Civil é um dos mais completos do estado de São Paulo, disponibilizando nível ótico, teodolito, estação total, computadores e softwares em quantidade e qualidade suficientes para o ensino de excelência no segmento.