Desenvolvimento de Protótipo Sustentável de Captação de Água de Chuva pelo curso de Engenharia Civil

02/12/2014 - 17:20

Alunos do 6o Período do curso de Engenharia Civil realizaram no segundo semestre de 2014, a construção de um protótipo sustentável de habitação ecológica, na qual foram empregados materiais e técnicas construtivas considerados de baixo impacto ambiental visando a captação de água pluvial. Onze grupos desenvolveram pequenas habitações ecológicas com objetivo de avaliar diferentes tipos de telhados, dentre eles telhado verde, cerâmica, PVC, concreto, zinco, entre outros na captação de água para o reuso.

A construção civil tem se destacado como área promissora em relação à busca da sustentabilidade, pois possibilita assimilar tanto tecnologias mais limpas quanto materiais mais sustentáveis. Desta forma a realização desse projeto no interior da instituição Unilago, serviu com um grande laboratório prático a céu aberto para alunos e professores do curso de Engenharia Civil. O Projeto Interdisciplinar foi realizado sob a coordenação dos Professores Mateus Binhardi, Paulo Sérgio Bertazzi e Kelly Cristina G. Rocha e orientação da coordenação do curso de Engenharia Civil, Eduardo Meireles.