Curso de Turismo da Unilago firma parceria com a cidade de Sabino

27/05/2016 - 10:43

Alunos realizaram visita técnica a cidade para colher informações

Foto: Coordenação do curso de Turismo Unilago

Assessor de Turismo na Unilago. Alunos da Unilago em Sabino.

Alunos do curso de Turismo da Unilago orientados pelas docentes Juliana Parra M. Neves e Nizamar Oliveira e a coordenadora Valéria S. Bernardino de Souza realizaram parceria com a Prefeitura da cidade de Sabino a fim de auxiliar na elaboração do Plano Diretor do Município.

A 149 km de São José do Rio Preto, a cidade de Sabino busca o Título de "Município de Interesse Turístico". Para alcançar esse objetivo é necessário traçar um plano diretor bem elaborado. Segundo a ABNT, Plano diretor é o instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados (ABNT, 1991) .

O Assessor de Turismo do Município de Sabino Leandro Amêndola do Amaral veio até a Unilago para assinar o contrato de parceria. Alunos do curso realizaram visita técnica a cidade de Sabino para colher informações par elaboração do plano.

A lei complementar 1.261 de 29 de abril de 2015 do estado de São Paulo estabelece que são condições indispensáveis e cumulativas para a classificação de Município como de Interesse Turístico:

I - ter potencial turístico;

II - dispor de serviço médico emergencial e, no mínimo, dos seguintes equipamentos e serviços turísticos: meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística;

III - dispor de infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos;

IV - possuir expressivos atrativos turísticos, plano diretor de turismo e Conselho Municipal de Turismo, nos mesmos termos previstos nos incisos II, VI e VII do artigo 2º desta lei complementar.