Curso de Letras inicia parceria com Fundação Dorina Nowill

31/10/2016 - 19:58

Um homem cego em uma estação de trens estende sua caneca à espera da solidariedade de quem passa. Uma jovem o vê. Tomando-lhe o braço começa a caminhar com ele e descreve todas as cenas que vê no trajeto da estação a uma praça da cidade. Ao deixá-lo, a câmera se distancia mostrando o quão iluminado o homem ficou com o gesto da jovem que o fez enxergar o mundo por um breve momento. Essa é uma cena do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" (2001).

Em São Paulo, há mais de 60 anos, a Fundação Dorina Nowill procura agir como essa jovem e tornar o mundo visível aos cegos. E ir além, tornar os cegos visíveis ao mundo. O curso de Letras da Unilago leva seus alunos a buscarem essa realidade inclusiva. No dia 24/10 aconteceu uma palestra sobre Leitura Inclusiva com a representante da Fundação, Perla Assunção. Na palestra, foi firmada uma parceria entre os cursos de Letras e Pedagogia e a Fundação Dorina Nowill para formação de um Grupo de Trabalho que vai atuar na Rede de Leitura Inclusiva.

A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto com o propósito de fomentar o acesso à Leitura e à informação para pessoas com deficiência. Isso por meio de fornecimento de livros acessíveis e formação de grupos de trabalho formados por profissionais como bibliotecários, professores, educadores sociais, gestores, audiodescritores, tradutores e interpretes de libras entre outros que compartilham experiências e oportunidades para atuação local.

No dia 25 os alunos do curso participaram I Encontro de Leitura para Todos, com o propósito de iniciar as atividades da Rede de Leitura Inclusiva em São José do Rio Preto e a proposta de apresentar e experimentar formas de trabalhar a leitura com pessoas que tenham deficiências, sejam elas visual, auditiva, intelectual ou autismo. Essa é uma primeira abordagem na perspectiva de apresentar os livros e seus formatos acessíveis, as atitudes e recursos que propiciam a inclusão da pessoa com deficiência ao universo da leitura.

Foi um dia inteiro de atividades com intervenções culturais, ciclos de palestras e mini-oficinas que aconteceram na sede do Instituto Riopretense de Cegos.

Para saber mais sobre a Fundação e Projeto acesse: