Alunos do Curso de Engenharia de Alimentos apresentam Trabalho de Marketing em formato de livro

18/11/2016 - 08:25

Foto: Coordenação do curso de Engenharia de Alimentos

Alunos do 5° ano do curso de Engenharia de Alimentos finalizaram os trabalhos da disciplina de Marketing para Alimentos, ministrada pelo professor Marco Antônio Vasconcelos, apresentando os produtos desenvolvidos na disciplina de Desenvolvimento de Novos Produtos em formato de livro. O livro conta com três capítulos. O primeiro sobre o processo, embalagem, informação nutricional, análise sensorial e marketing da Barra de Cereal a base de batata doce, o “Energy”. O segundo capítulo conta com todo o processo, marketing, informação nutricional e análise sensorial do Biscoito amanteigado com pedacinhos de Bacon, o “Bacookies”. No terceiro capítulo, está o Requeijão cremoso sabor bacon com pedaços de bacon “Sabor e Aroma”, onde conta também com todas as informações do desenvolvimento, marketing e aceitação do produto.

O objetivo principal da disciplina de Desenvolvimento de Novos Produtos é capacitar os alunos sobre a importância do desenvolvimento experimental de um novo produto não existente no mercado. São pesquisadas várias etapas desse desenvolvimento, com acompanhamento físico-químico e microbiológico (vida-de-prateleira), bem como a conservação ideal. Também nesta disciplina, é enfatizado o estudo do mercado de consumo e a discussão de novas tecnologias. Uma vez pronto, o produto é rotulado (embalagem também criada pelos alunos) onde é desenvolvida a informação nutricional do mesmo, estando em condições de ser consumido.

Os produtos foram degustados por vários alunos e docentes da Unilago, obtendo uma ótima aceitação. Segundo a coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos, Patricia de Carvalho Damy Benedetti “São produtos saborosos e inovadores que foram aprovados nos testes de aceitação geral, estando prontos para serem colocados no mercado”. Outra observação importante é ressaltar a interdisciplinaridade existente no curso.

“O curso de Engenharia de Alimentos forma profissionais que atuarão na indústria que processa alimentos, desde a matéria prima até o produto acabado”.

Colaboração: Coordenação do curso de Engenharia de Alimentos