Unilago participa de simulado de Acidente Aéreo

29/11/2018 - 16:15

Foram mais de 250 pessoas envolvidas na simulação que cumpre regulamentação da ANAC

Foto: Lucas Luando - Assessoria de Comunicação Unilago

Aeronave usada durante simulado

Alunos, professores e colaboradores da UNILAGO participaram no dia 20/11 de uma simulação de Catástrofe Aérea no Aeroporto de São José do Rio Preto. Estiveram envolvidos os cursos de Enfermagem, Medicina, Psicologia e Educação Física. Também professores desses cursos, técnicos dos laboratórios da Faculdade e Vídeo Produtora da UNILAGO.

A UNILAGO sempre participou desse tipo de evento e esse ano foi-lhe encarregada a responsabilidade de organizar o grupo de vítimas, inclusive com maquiagens realistas e descrições de casos clínicos.

O evento organizado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP) Regional de São José do Rio Preto que cumpre regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que determinou através da resolução 234 de Maio/12 que aeroportos em que existam movimento de passageiros maior de 600.000 (embarques/desembarques) ano nos voos regulares é imposta a obrigatoriedade de realização o Corpo de Voluntários de Emergência (CVE) a cada três anos.

O Treinamento envolveu também Polícia Militar, Bombeiro Militar, Bombeiro da Infraero, Defesa Civil, Cenemed, Unimed, Austa Resgates, Sabesp, Bombeiros Civis, Funerárias e tiro de guerra.

Esse tipo de simulado na formação acadêmica é de muita valia, nos colocando cada vez mais próximos da realidade. Ser vítima é um aprendizado pois para encenar, temos que ter conhecimento sobre o nosso caso (de vítima) e medidas que devem ser adotadas para controlar a situação” Cita Gabriel Titoto, aluno atuante na Liga do Trauma do curso de Medicina da UNILAGO.

A Liga do Trauma foi o principal elo entre a faculdade e as instituições organizadoras do evento.