Mais um ano de sucesso da Semana da Enfermagem Unilago

21/05/2019 - 14:45

A Semana da Enfermagem foi instituída pelo DECRETO Nº 48.202/60, sendo celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri.

Essas Duas figuras foram importantes para a constituição da enfermagem como profissão, a primeira, Florence Nightingale, inglesa, conhecida como a "dama da lâmpada" atuou na Guerra da Crimeia no tratamento de soldados feridos. Fundou a primeira escola de enfermagem em 1860 junto ao Hospital St. Thomas, em Londres. Já a segunda, brasileira, Ana Justina Ferreira Neri, atuou na Guerra do Paraguai, em 1864, ao lado dos filhos e o irmão que ingressaram na luta. Ao término da guerra, o governo imperial concedeu-lhe a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe.

Em memória desses nomes e em comemoração ao dia do Enfermeiro 12/05 e dia do Técnico/auxiliar 20/05, realizamos a Semana da Enfermagem Unilago 2019, que visou a discussão de temas de grande relevância para a atuação do enfermeiro.

13/05 - Saúde do homem proferida pelo Enfermeiro Ms Rildo Czorny docente do curso de enfermagem Unilago e enfermeiro da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto.

14/05 - Redes de atenção a saúde no SUS - enfermeira, Profa Dra Maria Amélia Zanon Ponce gerente em DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto.

15/05 - Dispositivos de liberação de vias aéreas - enfermeira Elaine Gianini Boreli do SAMU.