Alunos de Medicina fazem simulação de salvamento na Unimed

25/06/2019 - 15:20

Turma de Medicina da UNILAGO simula catástrofe

Um teto desabado e dez vítimas. Esse foi o saldo da simulação de catástrofe feita nesta quarta-feira, 19, no terceiro andar do complexo de saúde Unimed. Ao todo, 70 pessoas, entre alunos de medicina da Liga do Trauma da faculdade Unilago e funcionários da unidade de pronto atendimento, participaram da atividade, que é uma exigência para certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e tem o objetivo de estabelecer ações que garantam recursos humanos e materiais extras para atendimento aos pacientes em caso de catástrofes ou desastres.

Durante a atividade, alarmes de incêndio foram acionados e os figurantes se caracterizaram com maquiagens que simulavam ferimentos. Vítimas também gritavam e pediam por socorro para os brigadistas e voluntários que tentavam conter a situação.

"É a primeira vez que fazemos isso em uma unidade de pronto atendimento. O simulado é importante porque traz uma compreensão de uma situação real. Foi fundamental para o engajamento de toda a equipe e também para vermos como as pessoas se importam com a vida", avaliou Leandro Fredrerich, técnico em segurança do trabalho da Unimed.

- Diário da Região