Notícias

"Operação Lei do Descanso" atendeu caminhoneiros na BR-153/SP

30/09/2019 - 14:40

Foto:

Parceria entre a Triunfo Transbrasiliana, PRF, Liga do Trauma e da Comissão de Direito do Trânsito da 22ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São José do Rio Preto, o evento ofereceu serviços gratuitos de saúde e orientações sobre a Lei do Descanso

A Triunfo Transbrasiliana participou nesta sexta-feira (27) da Operação Lei do Descanso, das 9h às 16h, na Praça de Pedágio de Onda Verde, na altura do km 23,7 da BR-153/SP. Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal - PRF, Liga do Trauma da UNILAGO e da Comissão de Direito do Trânsito da 22ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São José do Rio Preto, o evento teve o objetivo de conscientizar caminhoneiros sobre a Lei do Descanso N° 12.619/12, transmitir orientações sobre a Lei do Caminhoneiro N° 13103/2015 e oferecer serviços gratuitos de saúde.

Dividido em quatro etapas de atendimento, os usuários passaram por um circuito que inclui a abordagem de agentes da PRF, atendimento de saúde com a aferição de pressão arterial, avaliação de glicemia capilar, exame físico geral, além de esclarecimentos sobre a Lei do Caminhoneiro. Ao final, os participantes puderam avaliar as condições da BR-153/SP e a prestação de serviços da Concessionária por meio da pesquisa de satisfação realizada pela Ouvidoria Itinerante. O total foi de 50 caminhoneiros durante todo o dia.

Os motoristas também receberam brindes institucionais, orientação e material informativo sobre o Programa Na Mão Certa. A iniciativa, da Childhood do Brasil, luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras e tem o apoio da Triunfo Transbrasiliana desde 2015.

Sobre a Lei de Descanso

De acordo com Lei N° 12.619/12, os motoristas profissionais devem cumprir tempo mínimo de descanso de 11 horas, com 8 horas de descanso ininterrupto. Motoristas de veículos de carga não devem dirigir por mais de 5h30 de forma ininterrupta, já os motoristas profissionais de transporte de passageiros não podem exceder 3h30 de condução ininterrupta.

Atenta às dificuldades do caminhoneiro para cuidar da saúde e aos riscos de acidentes decorrentes de problemas como o sono, má alimentação e a automedicação, a Triunfo Transbrasiliana mantém uma agenda anual de ações preventivas e educativas, com a realização de diversas campanhas de segurança viária. O compromisso vai de encontro aos objetivos da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, lançada em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e também a uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Objetivo Global número 3, visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, e tem como uma das metas reduzir pela metade, até 2020, as mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas.

Assessoria de Comunicação Unilago

conteudo auxiliar