Alunos do curso de Pedagogia da Unilago criam Games Educativos

18/11/2019 - 13:58

Os games são parte do universo das crianças e, com eles, pode-se aprender, de forma lúdica, conteúdos de qualquer disciplina. Além disso, os games também desenvolvem a coordenação motora, raciocínio lógico e habilidades básicas no uso de tecnologias.

É por esse motivo que professores precisam conhecer as técnicas e enredos dos games (e da gamificação), visando a melhora nas oportunidades e condições de aprendizagem de seus alunos.
Então, desafiados na disciplina de TICs na Educação, os alunos do 2º semestre do curso de Pedagogia, criaram games educativos como projeto de avaliação do 4º bimestre de 2019.

Cada aluno criou seu próprio jogo, utilizando um software de apresentação de slides como tecnologia de apoio. E mais, como a atividade previa o desenvolvimento da autonomia dos alunos para uso de tecnologias, eles tiveram que aprender a montar os games por meio de tutoriais.

As temáticas dos games foram baseadas em conteúdos relacionados com a educação ambiental, consumismo e ação cidadã, que são conteúdos elencados dentro do planejamento da disciplina.
Os games, que ainda estão em fase de testes e ajustes, podem ser jogados pelo computador, tablets ou smartphones.

Veja alguns dos jogos criados pelos alunos:

game2.jpeg

Fotos: Profª Renata Sbrogio