Realidade Virtual e Aumentada em Educação e a aprendizagem ativa

18/11/2019 - 15:58

A disciplina TICs na Educação, no 2º semestre do curso de Pedagogia, apresentou aos alunos algumas Metodologias Ativas para construção do conhecimento, em especial as metodologias que utilizam Realidade Virtual e Realidade Aumentada, para dinamizar as aulas e envolver os alunos em aulas mais dinâmicas e atrativas.

Por meio da Realidade Virtual, os alunos fizeram uma viagem à lua, andaram de montanha russa e passearam pelo Park dos Dinossauros.

A tecnologia utilizada foram os óculos de Realidade Virtual de baixo custo da Google, o Google Cardboard. Feitos de papelão com lentes de plástico, eles possibilitam atender uma quantidade maior de crianças em sala de aula, ideal para sistemas públicos de ensino.

Já com a Realidade Aumentada, os alunos puderam visualizar em formato 3D o esqueleto humano, entendendo com movimentos os encaixes dos ossos do crânio e vértebras, também puderam ver como é o núcleo celular e, além disso, “brincar” com as imagens de diversos dinossauros. Tudo isso utilizando a tecnologia Google Expedições, da Google.

Com essas experiências, os alunos compreendem que as tecnologias são aliadas na construção do conhecimento e que, o aluno que vivencia e atua durante a aprendizagem, tem maiores chances de entender os conteúdos. A aprendizagem ativa é um diferencial na formação de futuros Pedagogos, para que possam replicar as metodologias ativas em sua prática pedagógica e conhecer técnicas e tecnologias de baixo custo que sejam acessíveis para suas atividades.

Fotos: Profª Renata Sbrogio