Jornalista também escreve biografia

22/03/2013 - 14:21

Já faz algum tempo que o profissional de jornalismo não se limita a atuar apenas no impresso, TV ou Rádio. O mercado é dinâmico e permite que o jornalista trabalhe em diferentes áreas.

Exemplo desse cenário é o repórter Mário Magalhães, que já passou por jornais como a Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e decidiu apostar no sonho antigo de produzir uma biografia.

Magalhães foi impulsionado pela paixão por reportagens para escrever o livro. "Queria fazer um mergulho numa reportagem de tirar o fôlego, sobre a vida de alguém, sem as amarras de tempo e espaço típicas de um jornal diário", explica ele.

A partir da escolha do personagem Marighella para compor a obra, o escritor tinha o que é chamado no jornalismo de pauta, o princípio de uma reportagem.

Para a biografia "Marighella, o guerrilheiro que incendiou o mundo" chegar às prateleiras das livrarias, o jornalista encarou um longo processo de produção. Foram nove anos de trabalho, mais de 250 pessoas entrevistadas e cerca de 70 mil páginas de documentos consultados em arquivos públicos e privados de países como Brasil, Paraguai, Estados Unidos, República Tcheca e Rússia.

"Se a apuração foi monumental, escrever deu mais trabalho ainda, na tentativa de compor um relato de tirar o fôlego, como foi a vida do protagonista da biografia", afirma Magalhães.

Para ele, o estudante de jornalismo que sonha em escrever um livro deve se apoiar na leitura. "Leia desde gibi a rótulo de alimentos. Especialmente, leia bons textos, que ensinam, informam e inspiram", aconselha o repórter.