Notícias

MEC reconhece o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

16/10/2013 - 17:11

Foto:

O Diário Oficial da União publicou nesta quarta-feira, 16 de outubro de 2013, a Portaria n° 517, de 15 de outubro de 2013, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, em que reconhece o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da União das Faculdades dos Grandes Lagos.

O curso obteve conceito nota 4 durante visita in loco dos avaliadores do Ministério da Educação.

O profissional Tecnólogo em Gestão Ambiental tem como atribuições o planejamento, gerenciamento e a execução de atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras - corretivas e preventivas - recuperação de áreas degradadas, e acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental.

O profissional ainda trata da regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres. O gestor ambiental ainda pode elaborar e implantar, políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

O profissional deverá ser um agente de disseminação das tecnologias ambientais nas áreas produtivas das empresas públicas e privadas, bem como responsável técnico em órgãos governamentais, indústrias, empresas de consultoria e prefeituras municipais.

O Gestor Ambiental será um profissional versátil, capaz de garantir que as atividades econômicas e industriais sejam ecologicamente balanceadas e estejam de acordo com as leis e normas ambientais municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Será um profissional apto para aplicar os conhecimentos da área de Gestão na solução de problemas ambientais, conceber alternativas para estudos de viabilidade e estar capacitado para projetar e coordenar empreendimentos de caráter ambiental.

O profissional se pautará no desenvolvimento de uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, e estará capacitado a desenvolver e a promover novas tecnologias, estimulando uma atuação criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimentos às demandas da sociedade. Suas habilidades possibilitarão agir ativamente, de forma eficaz, eficiente, com efetividade e congruência no cotidiano de uma instituição pública ou privada.

A identidade do profissional formado na União das Faculdades dos Grandes Lagos pode ser resumida num gestor ambiental apto a dirimir problemas ambientais gerados com o crescimento atual do setor agroindustrial na região noroeste paulista do estado de São Paulo. A matriz curricular do curso reflete esse perfil. A demanda pela atuação do Tecnólogo em Gestão Ambiental na região é crescente e plenamente justificada, embasada em índices e nos problemas ambientais apresentados no “Relatório de Qualidade Ambiental” (elaborado pelo governo do estado de São Paulo).

Áreas de Atuação Profissional

O profissional formado no curso deverá ser um agente de disseminação das tecnologias ambientais nas áreas produtivas das empresas públicas e privadas, bem como responsável técnico em órgãos governamentais, indústrias, empresas de consultoria e prefeituras municipais.

Numa escala crescente de atribuições, o Tecnólogo em Gestão Ambiental desenvolve competências que o qualificam a planejar, executar e gerenciar ações ambientais.

O profissional poderá atuar em todos os setores da economia, como:
a) consultorias em serviços ambientais, prestadoras de serviços de preparação e adequação para certificação ambiental;
b) indústrias, agroindústrias e empresas comerciais;
c) órgãos certificadores;
d) empresas de capacitação ambiental;
e) Órgãos públicos da área de meio ambiente, agências reguladoras e afins (secretarias municipais, estaduais e federias), órgãos da administração direta (IBAMA, etc.).
f) Concessionárias públicas, empresas de saneamento, fornecimento e abastecimento de água, energia e afins;
g) ONG´s – Organizações não Governamentais e afins.

Parabéns a todo o corpo docente, discente e administrativo da instituição.

Assessoria de Comunicação Unilago

conteudo auxiliar